quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nossa coleção de Orixás

  Paulo, meu marido, comprou essas esculturas do artista plástico Hélio Lage, que produz belas obras em papel maché e expõe na Feira de Artes de Ipanema, no Rio.

(Amplie as fotos, clicando nelas)



  Na coleção temos também santos católicos e figuras típicas ou lendárias, como ogãs, sereia, Carmem Miranda, bumba-meu-boi e outros.



terça-feira, 19 de outubro de 2010


Umbanda não é espiritismo


  Umbanda e espiritismo são duas correntes espiritualistas distintas.
  Existem pontos concordantes e discordantes entre elas. Enquanto o espiritismo de Alan Kardec é regido por uma doutrina homogênea e codificada por ele, a Umbanda fundada por Zélio Fernandino de Moraes baseia-se nas formas primitivas da mediunidade, praticando objetivamente o fenôme-
no mediúnico.
    Se  compararmos  as  duas doutrinas,  percebere-
mos com facilidade algumas diferenças entre elas, como os pontos cantados e riscados, o congá (altar), as ervas e banhos, o sincretismo religioso, as oferendas e as tipificações espirituais, que são usadas somente na Umbanda. Já o espiritismo não utiliza imagens, altares, sinais cabalísticos ou símbolos e não possui o formalismo de funções sacerdotais, porém classifica os espíritos em categorias.
  Em comum as duas doutrinas possuem, entre outras coisas, a crença em um Deus único, na evolução progressiva dos espíritos, na lei de causa e efeito, na pluralidade dos mundos habitados, nas reencarnações sucessivas e tem como objetivo a prática da caridade, o que é o mais importante.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Oxum
Senhora das águas doces, cultuada como o orixá feminino do amor, da riqueza, da fertilidade,
da beleza e da prosperidade

  Símbolo da sensibilidade, geralmente os espíritos da sua linha derramam lágrimas durante todo o tempo que estão incorporados em alguém.
  Muitas lendas são contadas a seu respeito e na Nigéria existe um templo sagrado em sua homenagem, repleto de estátuas esculpidas em madeira, representando todos os orixás. O templo fica no  Bosque Sagrado de Osun, que é Patrimônio mundial da UNESCO. Lá acontece todos os anos o Festival de Osun, que foi criado pelo rei Laro, fundador da cidade de Osogbo. Conta a história  tribal que o rei recuperou a sua filha, que estava desaparecida no rio Osun e em agradecimento à Oxum, considerada a dona do rio, iniciou a homenagem anual, com festas, cultos e oferendas, que acontece até hoje no mesmo local.
Sincretismo
  É com Nossa Senhora Aparecida, conhecida pelos incontáveis milagres, que Oxum tem o seu mais conhecido sincretismo.
  Padroeira do Brasil, Nossa Senhora teve o seu templo consagrado pelo Papa João Paulo II, na época de sua primeira visita ao Brasil, em Julho de 1980. Seu dia é comemorado em 12 de Outubro.
            

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oração de
São Francisco de Assis
Senhor fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio que eu leve o amor,
onde houver ofensa que eu leve o perdão,
onde houver discórdia que eu leve a união,
onde houver dúvida que eu leve a fé,
onde houver erro que eu leve a verdade,
onde houver desespero que eu leve a esperança,
onde houver tristeza que eu leve alegria,
onde houver trevas que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se nasce para a vida eterna.
Assim seja!
  São Francisco de Assis morreu ouvindo o Evangelho de João, dia 3 de outubro de 1226, depois de uma vida inteira voltada à caridade. Após renunciar a sua herança e a vida de riqueza, fez surgir a Ordem Franciscana, que tem como diretrizes principais a pobreza e a humildade.
  Canonizado por Gregório IX no ano 1228, seu dia é comemorado em 4 de outubro, data do seu sepultamento.
  Seus ossos foram levados para a Basílica de São Francisco de Assis, uma bela obra arquitetônica estilo gótico romântico, erguida em  sua homenagem  na região de Umbria, a oeste da cidade de Assis, na Itália.