quinta-feira, 30 de setembro de 2010


27 de Setembro, dia de
São Cosme e São Damião

Os santos gêmeos

   Gêmeos, filhos de família nobre da Arábia, São Cosme e São Damião nasceram no século III. Médicos cristãos, uniram o poder da oração à medicina e assim praticaram a caridade curando enfermos sem cobrar nenhum valor.
  Com a ordem do Imperador romano Dioclesano, de perseguição aos cristãos, por volta do ano 300, os gêmeos foram presos sob a acusação de prática de feitiçaria e mesmo com a ameaça de serem torturados, recusaram-se a adorar os deuses pagãos e disseram: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder" e ainda afirmaram ao governador que os deuses pagãos não tinham nenhum poder sobre eles e que eles só adorariam o Deus único, criador do céu e da terra.
   Nem depois de sofrerem terríveis torturas voltaram atrás. Por causa disso, foram decapitados por ordem do Imperador, no ano 303, na Egéia. Seus restos mortais foram depositados numa igreja consagrada a eles, na cidade de Cira, na Síria e parte deles foi para Roma e Munique.
Padroeiros dos médicos e farmacêuticos,
os santos gêmeos também são
invocados como protetores das crianças
   Na Umbanda o dia sagrado dedicado a eles é 27 de Setembro, quando muitos doces são oferecidos durante as festividades dos terreiros, que são alegremente conduzidas pela falange das crianças.

Oração a São Cosme e Damião
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortaleça a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu". São Cosme e Damião rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário